As cores de um ambiente, quando planejadas de forma sensata, mostram personalidade e tem a capacidade de deixar o ambiente mais aconchegante, alegre ou formal. Veja como escolher as cores de um ambiente:

Analise o espaço

Antes de começar a definir as cores, é importante analisar bem o espaço, saber qual será sua utilidade, para escolher uma cor que possa combinar.

Se o espaço já estiver ocupado com móveis, acessórios de decoração, cortinas e tapetes, e sua intensão é não mudar tudo, comece observando as cores presentes no local, e só depois, escolha aquelas que poderão combinar.

Dê destaque à decoração

A cor das paredes em tom mais claro pode ser ótima aliada para valorizar e destacar os elementos presentes na decoração. E as cores mais fortes podem ficar por conta dos objetos presentes no ambiente.

Se sua intenção é que um cômodo aparente ser um espaço maior, o mais indicado é combinar cores claras, como cinza ou areia.

Torne o ambiente mais vibrante

Se sua escolha é deixar o ambiente com aparência mais vibrante, você pode pintar uma das paredes com uma cor vibrante, como violeta ou laranja, e equilibrar a aparência do lugar, com objetos que tenham cores mais neutras. Esse tipo de decoração é excelente opção para ambientes mais dinâmicos.

Porém, se usadas com exagero, cores vibrantes criam uma aparência cansativa. Por isso, elas são mais indicadas para uma única parede e para apenas parte dos objetos de decoração.

Combine a iluminação

É importante também observar a iluminação do ambiente. As tonalidades das cores podem parecer diferentes dependendo da iluminação e podem escurecer o local. Em ambientes com pouca iluminação, o ideal é combinar cores mais claras.

Em escritórios, onde as pessoas necessitam de concentração, o ideal é uma boa iluminação e o uso de cores mais brandas, que não provoquem agitação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s